Governo disponibiliza profissionais para Educação Especial
A Secretaria Regional de Brusque oficializou na tarde desta quinta-feira (26), em sua sede, uma série de convênios para cessão de professores da rede estadual à entidades de Educação Especial da região. Inserida nas diretrizes da Política de Educação Especial de Santa Catarina, a ação tem como objetivo estabelecer condições adequadas para o atendimento aos portadores de necessidades especiais.
Os 84 profissionais disponibilizados, entre efetivos e admitidos em caráter temporário (ACTs), atendem 414 alunos em toda a Regional, em um investimento de quase R$ 100 mil anuais. Dessa forma, a Apae de Brusque dispõe de 36 professores para atender 133 alunos, assim como Tijucas, que recebe 15 para seus 81 educandos. Já Nova Trento, Canelinha e Guabiruba têm disponíveis três mestres cada e somam 169 discentes. Instalado em Brusque, o Lar Menino Deus também recebe três profissionais que auxiliam na educação de seus 17 residentes.
Para os representantes das Associações presentes, o acordo é importante para a qualidade dos trabalhos. “Ajudas como essa que fazem a Apae progredir e atender bem os seus alunos”, disse o presidente da Apae neotrentina, Moacir Archer. Para o secretário regional de Brusque, Jair Sebastião de Amorim, os voluntários e profissionais destas instituições é que fazem a diferença. “O Estado agradece este serviço dignificante das associações de educação especial”, conclui.



